Anna Garforth e sua ação alternativa ao grafiti |
Em 2008 um projeto da artista e ilustradora Anna Garforth ganhou visibilidade bem no boom das discussões sobre sustentabilidade, fazendo intervenções urbanas com musgo ao invés do spray do grafite. O projeto chamado Mossenger ( que quer dizer "moss"- musgo e "messenger" - mensagem) compila grafites com trechos de poemas feitos só com musgo e os aplica em paredes com os formatos das letras montando a mensagem.
Pois bem, atualmente existem milhares de projetos bacanas voltados a incluir no dia a dia das pessoas atitudes ambientalmente positivas, intervenções simples, porém super válidas.
O projeto “Amazingness” da fotógrafa e ambientalista Anna Hillman tenta alertar exatamente para essa falta de atenção com a natureza no nosso dia-a-dia.
O projeto iniciou com imagens de guerrilha, como essas mensagens alertando os pedestres a observar e interagir com a natureza á sua volta.
Anna Hillman |
Anna Hillman e suas mensagens |
O interessante dessas obras é a capacidade de chamar o público a refletir, observar e mais ainda, a colaborar com a discussão de forma que se torna quase inevitável ficar indiferente a uma obra que está alí no seu trajeto diário, no seu dia a dia.
O trabalho do artista e ilustrador belga Stefaan De Crook, a.k.a. Strook, cria imagens “limpando” a superfície. Ele criou um mural 100% improvisado no Centro de Arte STUK, na cidade de Leuven usando apenas água pressurizada sobre o musgo da parede.
Para fazer seu próprio grafite de Musgo é só seguir essa receita e mãos a obra. Se não quiser fazer algo grande, comece pela sua varanda fazendo pequenos quadrinhos e já estará dando algum tipo de colaboração para o seu planeta respirar.
0 comentários:
Postar um comentário